7.6.09

Cidade Fantasma

1999 animação 35mm 7 min

terceiro roteiro e primeira produção - que sufoco!

uma mudança grande de técnica - não mais os acetatos e a velha truca de filmagem de 1930, mas finalização - cor e edição de animação e som - no computador. intermináveis testes de programas e adaptação dos desenhos. a escolha da cor chapada veio daí e a Cláudia Barbisan, best-friend e diretora de arte que trabalhava comigo desde o Novela, deu um belo jeito nisso.

o roteiro ficou nas coisas do dia-dia-dia de um verão em Porto Alegre - um carinha que ganha pouco reclama da vida, do calor, da cerveja quente. pra mim, ele é um tipo bem antipático até que encontra uma garota que estava viajando e voltou antes do previsto. ela não quer saber de cerveja, só toma sucos, banhos gelados e tem ar-condicionado em casa - o sonho de consumo do rapaz.

eu mudei o texto final de acordo com a opinião de um colega roteirista que não tinha gostado muito - é meu único arrependimento. o personagem - que só quer se dar bem na vida - dizia que a garota tinha trazido sorte pra ele, "vontade de fazer alguma coisa. não sei por quanto tempo mas isso ninguém sabe e eu não quero começar a pensar demais". era mais leve, mais aberto. essa mudança me incomodou por muito tempo, mas prometi pra mim mesma não trocar mais os finais. geralmente começo por eles e, assim, são os finais que determinam os inícios e não o contrário.

minha sessão inesquecível do Cidade foi no Garagem Hermética - quando o bar ainda organizava sessões ao ar livre no espaço que ficava depois da pista de dança e do balcão de bebidas. lembro de umas cadeiras de madeira e das pessoas bebendo, fumando e assistindo curtas até bem tarde da noite. ali o filme fez muito sentido - na minha opinião.

desse trabalho com argumento e direção do Lisandro Santos, linguagem cotidiana, referências na pop art, cenários identificando a cidade e equipe pequena (sem uso de tinta acrílica!), ficou uma parceria muito forte com a Cláudia - que me ajudou a segurar as pontas no próximo, o Café Paris.