6.6.09

Novela

1992 animação 35mm 7 min

o Novelinha - meu primeiro roteiro. feito a partir do argumento de Otto Guerra - um capítulo de novela interpretado por animais. já no story-board ficaram só os jacarés - por questões de economia.

amigas e amigos queridos participaram dos oito meses de trabalho - ainda em acetato pintado com tinta acrílica! a estrela do filme para nós foi Tadao Miaqui - um animador autenticamente nipo-brasileiro, que morava no estúdio, e criou os movimentos e o timing certo pra tudo.

pra fazer o roteiro usei os clichês: amor proibido, bons e maus, ricos e pobres e todos se cruzando. tinha que deixar tudo evidente em um só bloco - como se fosse entre dois intervalos de comercias. os personagens e seus conflitos precisavam ser apresentados já com o bonde andando - e sentar na janelinha! mas foi divertido escrever "o ódio de Mimi escorre pelas paredes". a resolução, claro, ficava implícita.

alguém escreveu que o roteiro era inconcluso - a primeira crítica a gente nunca esquece! mesmo assim, o filme foi bem no Festival de Gramado e participou de muitos outros - como Viña del Mar, no Chile, Festival de Hiroshima, no Japão,
e também do Festival de Havana, em Cuba - o que me pareceu muito emocionante - apesar de eu nunca ter estado lá...